Publicado por: sbc1 | 8 fevereiro, 2008

Sobre o quê escrever…

OS MEUS TEXTOS NÃO TÊM INTENÇÃO JORNALÍSTICA MUITO MENOS CRÍTICA,PORTANTO,ENTENDEU ENTENDEU,NÃO ENTENDEU PROCURA UM PSIQUIATRA!!!(NEM QUE SEJA PRA MIM..)

Bom, não sei como escrever, nem como me expressar, mas o que importa é o que a gente sente ao ouvir uma música…

Bem, há algum tempo eu queria ter um blog como esse. Falar sobre as músicas, como eu me sinto em relação a elas, sem ter nenhuma pretensão de ser alguém que sabe de algo que ninguém sabe, e sim mostar pras pessoas o que eu acho importante pra mim.

Cada música que eu colocar aqui vai dizer muito sobre mim (e eu sou muita coisa,porque aqui vai ter música dos mais variados tipos,preferencialmente rock), ou vai falar de algo que ela me lembra, de alguém importante, ou que foi importante, enfim, tudo o que eu vivi…

Mas o que eu mais quero com esse blog é poder conversar,trocar idéias,ler os elogios (que sejam poucos, por favor, senão eu começo a me achar um Nelson Motta.)  e, principalmente as críticas (preciso delas!!!).

BOM, AGORA A MÚSICA:

O nome do blog é inspirado numa música dessa banda, que diz muito dos caminhos que o nosso destino nos leva e das marcas que nós deixamos nesses caminhos. Ela se chama “O CASTELO DOS DESTINOS CRUZADOS”

Essa é a que eu mais gosto dos Engenheiros do Hawaii (banda que vocês verão muito por esse blog), que eu considero a banda mais imcompreendida do rock nacional. Mas isso é assunto pra quem quiser saber (comentem)…

A banda gaúcha, que nasceu em 1985 fazendo o seu primeiro show no dia de abertura do Rock in Rio I, fez essa épica música para o álbum “O PAPA É POP” (1990). Essa é uma música que faz parte dos 20 minutos mais especiais e emocionantes do Rock Brasilis.

A trilogia “A VIOLÊNCIA TRAVESTIDA FAZ SEU TROTTOIR”,”ANOITECEU EM PORTO ALEGRE” e “ILUSÃO DE ÓTICA” é de arrepiar.

Primeiro por como a músicas são tratadas e levadas pelos músicos, ao mesmo tempo com o requinte de um maestro e com a raiva de um roqueiro.

Depois de como as músicas inspiram os instintos humanos de agonia e de prazer, do que os olhos veêm e o coração não sente.

Bom, a música sobre a qual eu vou falar é “ANOITECEU EM PORTO ALEGRE” uma música simples, de…faltam palavras para defini-la, e que nos passa um sentimento de agonia com o chegar do dia, com o tempo que se despediçou e que se repete ao mesmo momento. Mas também nos passa uma perspectiva de que todas as coisas erradas que fizemos no “dia anterior” podem dser consertadas, de que o futuro se repete não porque nós somos os mesmo e não sabemos mudar, mas sim porque temos que aprimorar as coisas feitas no passado. Bom, pelo menos é isso o que eu penso.

Enfim (palavra com função inútil e que será muito usada pra puxar assunto na próxima frase ou próximo parágrafo), espero que quem ler esse blog se sinta satisfeito com a música postada e com texto lido (prometo que vou melhorar os quesitos básicos da redação, tais como coerência e coesão, mas lembre-se, é só uma promessa…)

ENJOY!!!!

http://rapidshare.de/files/38519481/09_Anoiteceu_em_PoA.mp3.html

LETRA: ANOITECEU EM PORTO ALEGRE
(gessinger)

na escuridão
a luz vermelha do walkman
 
sobre edifícios
a luz vermelha avisa aviões

nas esquinas que passaram
nas esquinas que virão
verde, amarelo, vermelho
espelho retrovisor

| anoiteceu em PoA |
| anoiteceu em PoA |

na escuridão
só você ouve a canção
eu vejo a luz vermelha do teu walkman

sobre edifícios
no 30º andar
uma flor vermelha nasceu

nas esquinas que passaram
nas esquinas que virão
há sempre algém correndo
fugindo da “Hora do Brasil”

| anoiteceu em PoA |
BRASÍLIA, 19 HORAS
ESTA É A VOZ DO BRASIL
|anoiteceu em PoA |

na zona sul existe um rio
nesse rio mergulha o sol
e arde fins-de-tarde
de luz vermelha
de dor vermelha
vermelho anil

atrás do muro existe um rio
que na verdade nunca existiu
mas arde fins-de-tarde
de luz vermelha
de dor vermelha
vermelho anil

| aconteceu a meia-noite|
| anoiteceu em PoA |
| aconteceu a noite inteira |
| aconteceu em PoA |

EU DISSE QUE ACREDITASSEM
EU PEDI QUE ACREDITASSEM
EU NUNCA DEIXEI DE ACREDITAR
QUE O GRÊMIO IA SER CAMPEÃO DA AMÉRICA
HOJE…ESTA…NOITE EM PORTO ALEGRE

quinze pr’as duas
ruas escuras
?quem tem o mapa?
?qual é a direção?

duas e meia
castelos de areia
cabelos castanhos
estranhos sinais

já passa das três
…pela última vez…
de hoje em diante
só uísque escocês

cinco da manhã
nada diferente
chegamos finalmente
ao dia de amanhã

| eu trago comigo os estragos da noite |
| eu trago comigo os estragos da noite |
| eu trago comigo os estragos da noite |
(escondo meu rosto entre escombros da noite)

um ditador deposto
marcas no rosto
um gosto amargo na boca
uma certeza
só uma certeza:
“da próxima vez, só uísque escocês”

duas fichas telefônicas
um telefone que não pára de tocar
(ninguém atende)
eu não entendo
‘tão fazendo onda
‘tão fazendo charme
um alarme de carro que não pára de tocar

| eu trago comigo os estragos da noite |
| eu trago comigo os estragos da noite |
| eu trago comigo os estragos da noite |
(não nego, não nego, não)

uma canção no rádio
uma versão mal traduzida
um pastor exorciza na rádio de um táxi
AQUI ESTAREMOS EM NOME DE JESUS
uma certa impressão…uma certeza imprecisa
PRA PEDIR AO ANJO DEUS
“?quem não precisa de uma versão, uma tradução?”

PARA COLOCAR AS MÃOS
NAS PROFUNDEZAS DO TEU CORPO
PARA ARRANCAR A MACUMBA
PARA A GLÓRIA
EM NOME DE JESUS CRISTO

um ditador deposto
marcas no rosto
um gosto amargo na boca
e a certeza
de que o último dia de dezembro
é sempre igual
ao primeiro de janeiro

O GRÊMIO VAI SER CAMPEÃO DO MUNDO
O RIO GRANDE DO SUL E O BRASIL
VÃO VIVER UMA MADRUGADA QUE NÃO TERMINARÁ
ANTES DO SOL NASCER

| eu trago comigo os estragos da noite |
| eu trago comigo os estragos da noite |
| eu trago comigo os estragos da noite |
(meu reino por um rosto, pelo resto da noite)

noites que passaram
noites que virão
noites que passamos
lado a lado em solidão
noites de inverno
noites de verão
noites que viramos
esperando o sol nascer
esperando amanhecer
esperando o sol nascer

| amanheceu em PoA |
| amanheceu em PoA |
| amanheceu em PoA |
amanheceu…

*SEIS HORAS QUINZE MINUTOS ZERO SEGUNDO

recomeça tudo lá fora
“here comes the sun”
“the sun is the same in the relative way but you are older”

*SEIS HORAS VINTE MINUTOS ZERO SEGUNDO

recomeça tudo lá fora
nas esquinas, nas escolas
um litro de leite
meio quilo de pão

*SEIS HORAS TRINTA MINUTOS ZERO SEGUNDO

recomeça tudo lá fora
neguinho da Zero Hora
vende manchetes
quinze pr’as sete da manhã
nada diferente
chegamos finalmente
ao dia de amanhã…

| em PoA

FICHA TÉCNICA (JÁ QUE NÃO TEM PAGAMENTO DE DIREITOS AUTORAIS…):

MÚSICA: “ANOITECEU EM PORTO ALEGRE” – (HUMBERTO GESSINGER)

BANDA: ENGENHEIROS DO HAWAII

FORMAÇÃO: HUMBERTO GESSINGER (LETRAS,VOZ,BAIXO,PIANO RHODES,MIDI PEDALBOARD);

AUGUSTO LICKS (GUITARRA,VIOLÃO,TECLADOS,MIDI PEDALBORAD);

CARLOS MALTZ (BATERIA)

DISCO: “O PAPA É POP” (1990)

GRAVADORA: BMG/RCA

o-papa-e-pop.jpg

Responses

  1. Agora a santíssima trindade está completa! 😄
    Eu amei seu texto e não é só porque eu te amo não. É porque é bom mesmo.
    Descobri um lado seu! Vou explorar muito isso agora! hehe.
    Infelizmente eu não compartilho muito do seu gosto por Engenheiros – apesar do meu perfil da Last.fm acusar que a banda é a 3ª mais ouvida do meu perfil.
    Seja por ignorância, seja por afinidade, tanto faz. vai ser bom aprender um pouco mais com você!
    Espero que você comente sobre as outras músicas da trilogia.
    Ah, eu te amo, viu? Mas não conta isso pra ninguém não!
    hehe! beijo!

  2. Olá “amigo”… como sou preguiçoso e burro, não encontrei nem seu nome nem sua foto pelo blog!!! gostaria de expressar com satisfação que gostei muito do seu blog… tenho muita vontade de desenvolver um, porém me falta tempo…rsrsrs… bem sempre temos tempo!!! más como disse mais a cima sou muito preguiçoso, por isso leio o blog alheio… vou deixar meu perfil no orkut se quiser me “add”… como estou no estágio e é proibido entrar no orkut através da rede do local onde estou, posso apenas lhe dar o nome de cabeçalho do meu perfil: Jacques Vinicius
    Espero que vc encontre. Minha foto de boas vindas é parecida com aqueles de marginais que aparecem no linha direta ou nos postes, escrito procura-se embaixo, tbm estou c/ um cavanha muito louco…
    Bom como vc mesmo disse que precisa de críticas, lá vai primeira: “continua…”

  3. – Não sei se vc gosta de Legião Urbana, se não gosta é uma pena… Pois eu curto muito… seria interessante postar algo sobre essa banda muito boa, claro que não estou reclamando, até porque só li a primeira página do seu blog, pelo menos eu acho que é primeira…
    segunda:
    – Vc não mencionou o nome do Serj, ex vocalista do SOAD no concerto “Body of War”… Ta certo que muita gente não gosta do SOAD e conseqüentemente do Serj, claro que eu não quero que vc mude o post, tbm não acho que iria fazer isso… mas é que eu simpatizo muito com ele.
    Terceira e última:
    – Como minha namorada vai prestar vestibular para letras peguei a mania dela, a nebulosa e terrível mania da correção de erros de português… assim se descreve essa síndrome que se apoderou do meu corpo e por isso lá vai: “continua”…

  4. “Sobre o quê escrever… 8 Fevereiro, 2008
    OS MEUS TEXTOS NÃO TÊM INTENÇÃO JORNALÍSTICA MUITO MENOS CRÍTICA,PORTANTO,ENTENDEU ENTENDEU,NÃO ENTENDEU PROCURA UM PSIQUIATRA!!!(NEM QUE SEJA PRA MIM..)
    Bom, não sei como escrever, nem como me expressar, mas o que importa é o que a gente sente ao ouvir uma música… Bem, há algum tempo eu queria ter um blog como esse. Falar sobre as músicas, como eu me sinto em relação a elas, sem ter nenhuma pretensão de ser alguém que sabe de algo que ninguém sabe, e(essa virgula… hum… eu acho que ela não existe, repito, eu acho…)sim mostar (mostar?) pras pessoas o que eu acho importante pra mim.” “continua…”

  5. algo saiu errado e os comentarios sairam assim!!! não foi culpa minha…

  6. “Bom, a música sobre a qual eu vou falar é “ANOITECEU EM PORTO ALEGRE” uma música simples, de…faltam palavras para defini-la, e (não deveria ter a virgula antes daquele “e” que está antes da abertura desse parênteses!)que nos passa um sentimento de agonia com o chegar do dia, com o tempo que se despediçou (deveria ter um “r” ao invés do “s” na palavra ali atrás)e que se repete ao mesmo momento.
    Mas também nos passa uma perspectiva de que todas as coisas erradas que fizemos no “dia anterior” podem dser (aquele “d” não deveria estar ali, na minha modesta opinião, claro…)consertadas, de que o futuro se repete não porque nós somos os mesmo e não sabemos mudar, mas sim porque temos que aprimorar as coisas feitas no passado. Bom, pelo menos é isso o que eu penso.”

  7. (Foram esses que eu encontrei, se houver outros e eu os achar te aviso!!!) Na verdade isso era só brincadeira… Eu sou uma pessoa muito chata sabe, por isso não são muitas as pessoas que vão com a minha cara, eu tenho o humor muito negro… Fico feliz que existam pessoas no mundo que tem um gosto como o meu(em termos musicais)!!! Bom, “amigo”, fico por aqui, acho que já tomei muito seu tempo com essa leitura penosa que vc deve ter tido… Tenha uma vida longa e árdua, para quando chegar as tempestades e as partes difíceis vc não fraquejar e perseverar!!!
    “continua” …

  8. Acho que a Lílian deve ser sua namorada ou algo do gênero… me desculpe se eu estiver errado, más se realmente eu estiver certo, espero que vc tenha muitas felicidades c/ ela… Maybe, one day, i come back for place in here more post’s… não sei está certo o meu “ingréis”, mas o que vale é a intenção… Good Bye…

  9. Ah é!!! Teclei tanto que esqueci de colocar minhas carinhas preferidas… |D |D |D BD BD BD D: D: D:
    flw…

  10. Bah cara!!! Foi maus… Postei no lugar errado… É que eu tava c/ pressa e trabalhando, bem atrapalhado, me desculpa se tiver como apaga tudo vai fundo!!! Só lê antes, foi com sentimento, mas não vai pensar que sou viado… Na moral não entendi direito de quem é o blog, se é só teu e a moça e o outro rapaz são colaboradores ou se é dos três!!! De qualquer forma peço mil desculpas… Abraço…

  11. affs keria um perfil legal pra por no orkut,
    sabe qual site tem???


Deixe um comentário

Categorias

