Publicado por: Lílian. | 8 outubro, 2008

Campanha de McCain e o uso indevido de músicas

O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, John McCain, vem irritando muitos músicos.

A razão?

McCain se apropriou de músicas sem o devido conhecimento dos músicos. A banda Foo Fighters solicitou que a música My Hero seja retirada da campanha do candidato conservador. Os roqueiros enviaram a uma carta ao candidato republicano”. Eles disseram que souberam do uso através do noticiário.

“É frustrante e enervante que alguém que diz falar com o povo americano mostre repetidamente desrespeito com propriedades criativas e intelectuais. A coisa mais triste é que ‘My Hero’ foi escrita em homenagem ao homem comum e seu extraordinário potencial”, clama o comunicado, que continua: “Se apropriar da canção sem nosso conhecimento é um modo de subverter o sentimento original de sua letra”.

As vocalistas Ann e Nancy Wilson, da banda Heart, também solicitaram que a campanha de McCain pare de usar a música Barracuda (1977) em debates poltícos depois que a música foi tocada em homenagem à candidata à vice-presidência Sarah Palin nas últimas noites de Quarta e Quinta-feira.

No mês passado, o cantor e compositor Jackson Browne processou a campanha de McCain, o Comitê Nacional Republicando e o Festival Republicano de Ohio pelo uso de “Running on Empty” em um comercial.

Incidentes também aconteceram no lado democrata. O comitê do candidato Barack Obama recebeu a solicitação de Sam Moore para que a música “Soul Man” parasse de ser usada na campanha eleitoral.

Fontes: G1 e Rolling Stone

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: